BLOG

Como montar um prato saudável e vegano

Você sabe como combinar os grupos de alimentos para ter uma refeição saudável sem sofrimento animal? Quer uma ajudinha? Vem com a gente!

É possível ter refeições deliciosas e nutritivas sem inserir os bichinhos no nosso prato. Basta ter equilíbrio e explorar as diversas opções que existem!

De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, podemos destacar os seguintes grupos alimentares:

Cereais: arroz, aveia, centeio, trigo…

Leguminosas: feijões, lentilha, grão-de-bico, ervilha…

Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, sementes…

Amiláceos: batata doce, mandioca, batata, inhame…

Legumes: berinjela, abobrinha…

Verduras: couve, alface, rúcula…

Frutas: banana, manga, uva…

Óleos: azeite de oliva, óleos de girassol, de linhaça…

Com isso em mente, quando for montar seu prato, opte por inserir: 50% de legumes e verduras, 25% de feijões e os outros 25% de cereais e batatas.

É importante complementar a alimentação com frutas, óleos como tempero ou no preparo do alimento e, claro, beber muita água! Lembre-se: pratique atividades físicas? e busque sempre um profissional de saúde para acompanhamento médico e nutricional!

 

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira

Olá, como podemos te ajudar?